Atendimento: (31) 3539-7709 / (31) 99770-4143
Metalúrgicos de Betim

NOTA DE REPÚDIO AO PREFEITO VITÓRIO MEDIOLI

Imprensa - 07/11/2022 2606 Views
IMG

É inaceitável que, em pleno século 21, líderes do porte do prefeito de Betim (MG), Vitorio Medioli, envergonhem a cidade e o estado com a divulgação de ideias antidemocráticas, separatistas e preconceituosas. No artigo “Briga ou ‘divórcio’”, publicado no jornal O Tempo, Medioli destila ódio contra eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegando a sugerir que o Brasil seja dividido e fraturado.

 

O artigo não é só abominável. É também contraditório. Lula venceu as eleições não apenas no Nordeste e no território nacional – mas também em Minas Gerais. No primeiro turno, por sinal, o ex-presidente foi o mais votado também em Betim. Nem por isso Medioli se vira contra betinenses ou mineiros.

 

Sua ira criminosa é apenas contra nordestinos, especialmente os baianos, como se os eleitores da Bahia não fossem tão brasileiros quanto os eleitores de qualquer outra região do País. Medioli, em seu artigo, legitima movimentos separatistas de Santa Catarina e parece saudar aventuras golpistas para impedir a posse de Lula. Numa espécie de revanchismo autoritário contra o resultado eleitoral, ele defende que o Nordeste seja isolado do País.

 

Não à toa, um portal de grande tradição e credibilidade como o UOL repercute essa opinião com um título chocante: “Prefeito mineiro defende separar Nordeste do Brasil após vitória de Lula”. Não à toa, o separatismo proposto por Medioli se torna um dos assuntos mais comentados do Twitter. O prefeito se tornou um porta-voz das ideias mais atrasadas em curso no País.

 

Medioli parece desconhecer que a transformação de Betim numa cidade industrial e pujante dependeu da contribuição de migrantes e imigrantes que fizeram a população da cidade crescer de 40 mil habitantes na década de 1970 para 450 mil em 2021, conforme o IBGE. Se Betim já figurou entre os 15 maiores PIBs do Brasil, foi por conta de uma visão avançada e generosa, de acolhimento e diversidade. Nascido na Itália, o próprio Medioli é uma prova de como aceitamos migrantes e imigrantes em nossa sociedade miscigenada, plural e rica.

 

Ao contrário do prefeito, nós, metalúrgicos, temos orgulho desta história de Betim! Chega de preconceito e ódio! Basta de intolerância. Que a democracia prevaleça – e a trajetória de Betim continue a ser marcada pelo encontro de brasileiros dos mais diversos sotaques e das mais diversas origens.

 

Betim, 7 de novembro de 2022

 

Alex Custodio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim

 

 

Compartilhar

Mais Acessadas