Historia
Conheça o Sindicato
1063
É fundada a Associação dos Metalúrgicos de Betim, primeira tentativa de organização da categoria no município.
1964
É fundada a Associação dos Metalúrgicos de Betim, primeira tentativa de organização da categoria no município. É fundada a Associação dos Metalúrgicos de Betim, primeira tentativa de organização da categoria no município. Com o golpe militar de 31 de março de 1964, a Associação é fechada
1973
O governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, e o presidente da Fiat, Giovanni Agnelli, assinam o acordo para instalar a montadora a Betim.
1974
A Associação dos Metalúrgicos de Betim é reorganizada
1976
Em 9 de julho, a Fiat inaugura sua fábrica em Betim. A planta emprega 12 mil trabalhadores
1976
Em 29 de dezembro, é fundado o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Betim. Seu primeiro presidente é Nadir Pinheiro, metalúrgico na siderúrgica Vale do Paraopeba.
1977
A primeira diretoria eleita toma posse em 30 de setembro. Nadir Pinheiro permanece na presidência.
1978
Em 23 de outubro, metalúrgicos de Betim dão início à primeira greve da categoria. A paralisação conta com a adesão de trabalhadores da Fiat Automóveis, da FMB e da Krupp.
1979
Em 27 de setembro, cerca de 13 mil operários da Fiat, da FMB e da Krupp entram em greve. Ao tentar escapar do cerco policial montado nas imediações da montadora, Guido Leão dos Santos, funcionário da montadora, é atropelado e morre.
1981
Em 18 de novembro, metalúrgicos de Igarapé são incorporados à base de representação do Sindicato.
1981
Uma chapa de oposição, liderada por José Onofre de Souza, vence a eleição e assume a diretoria do Sindicato.
1984
Sindicato adere às manifestações realizadas em todo o país para reivindicar eleições diretas para presidente.
1987
A chapa Garra Metalúrgica vence as eleições sindicais e assume a direção do Sindicato. Edmundo Vieira é o novo presidente.
1987
É criado o Departamento de Saúde. Um médico do trabalho e uma engenheira de segurança são contratados.
1987
Sindicato inicia uma campanha pelo pagamento do Adicional de Insalubridade na Fiat. Um abaixo-assinado recolhe 4.665 assinaturas e dá início a uma ação coletiva. Por pressão da Fiat, a maioria foi obrigada a retirar seus nomes do processo. Cerca de 1.200 trabalhadores peitaram a montadora e foram demitidos. Mas, quatro anos depois, um acordo assinado entre o Sindicato e a Fiat garantiu o pagamento do Adicional a todos que continuaram com a ação.
1988
Sindicato integra a campanha nacional por uma Constituição Cidadã e empunha a bandeira da jornada semanal de 40 horas.
1989
Em assembleia, metalúrgicos de Betim e Igarapé aprovam o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Em visita a Betim, Lula é apresentado aos operários da Fiat.
1992
Sindicato participa de mobilização nacional em defesa do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello (1990-92), destituído naquele ano.
1993
A metalúrgica Andréia Diniz, da Delphi Automotive (antiga Sielin do Brasil), se torna a primeira mulher a compor a direção do Sindicato.
1995
O Sindicato inicia uma campanha para reivindicar equiparação salarial com as montadoras do ABC Paulista. Nove dirigentes sindicais e um membro da Cipa são demitidos ilegalmente da Fiat. No final da batalha, os trabalhadores conquistam 35% de reajuste, com aumento real. Por decisão da justiça, os dirigentes sindicais foram readmitidos.
1996
Paulo Moreira dos Santos, o Paulinho Febem, assume a presidência do Sindicato em nova diretoria liderada pela Garra Metalúrgica.
1997
Sindicato participa das manifestações de protesto contra o modelo privatista e o desmonte da legislação trabalhista sob o governo FHC.
1997
O Sindicato passa a promover, anualmente, o Forró dos Metalúrgicos e o Torneio de Futebol Operário Metalúrgico.
1999
Metalúrgicos de São Joaquim de Bicas são incorporados à base de representação do Sindicato.
1999
O Sindicato integra o “Festival de Greves”, uma mobilização nacional em favor de um contrato coletivo para a indústria metalúrgica. No dia 29 de setembro, dirigentes sindicais de várias partes do país se deslocam até Betim para apoiar a paralisação. Policiais militares armados de cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo, auxiliados por seguranças contratados pela montadora, dispersam os piquetes.
1999
Marcelino da Rocha, metalúrgico da Teksid do Brasil, assume a presidência do Sindicato.
2000
Para dar fim à utilização de banco de horas na Fiat, diretores do Sindicato acampam nas imediações da fábrica por 42 dias. Parlamentares e lideranças sindicais do ramo metalúrgico no País vêm a Betim para apoiar a resistência. O movimento é vitorioso.
2002
Em março, na tentativa de renovar um acordo que fixava em 30 minutos o intervalo para refeição dos operários, a Fiat recruta 600 trabalhadores e os orienta a atacar os dirigentes sindicais que se manifestavam em frente à fábrica. Com a resistência, o acordo chegou ao fim, sendo restabelecido o intervalo de uma hora.
2002
Em setembro, o Sindicato promove o “Plebiscito da Alca”, iniciativa liderada pela CNBB Cerca de 3.700 metalúrgicos responderam à consulta.
2004
É inaugurada a subsede do Sindicato no bairro Jardim Piemont, em Betim, região que concentra grande número de empresas metalúrgicas.
2007
Em abril, cerca de 300 mil trabalhadores de 17 categorias, entre elas a metalúrgica, fazem paralisações parciais e manifestações de apoio ao veto do presidente Lula à Emenda 3.
2007
Em 12 de dezembro, o Sindicato é uma das entidades fundadoras da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O Congresso de Fundação foi realizado em Belo Horizonte
2010
Em 1º de junho, metalúrgicos de Betim e Região participam da 2ª Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), em São Paulo. No mesmo dia, o Sindicato participa do Congresso de Fundação da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil).
2011
Em fevereiro, a chapa da Garra Metalúrgica é reeleita para a direção do Sindicato com 98% dos votos. Quem assume a presidência é João Alves de Almeida, funcionário da Fiat.
2011
Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é realizado no Clube dos Metalúrgicos o 1º Encontro de Mulheres Metalúrgicas de Betim e Região,
2012
Após 15 anos de lutas, um acordo entre a Fiat e o Sindicato faz com que 2.600 trabalhadores terceirizados sejam contratados pela empresa.
2017
Em 28 de abril, numa histórica Greve Geral, mais de 40 milhões de trabalhadores paralisaram suas atividades para protestar contra a reforma da Previdência. O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim teve papel importante em Minas Gerais, ao lado da Fitmetal e de outras entidades.
2017
O Sindicato adere ao Movimento Brasil Metalúrgico. Em 14 de setembro, um ato em São Paulo contra as reformas do governo Michel Temer reúne 1.500 trabalhadores da indústria.
2017
Em 14 de setembro, Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves, trabalhadores realizaram uma passeata na Rodovia Fernão Dias, atrasando o início da produção na Fiat e nas empresas fornecedoras.
2020
O Sindicato deixa de funcionar na Rua Santa Cruz e se muda para a sede atual, a “casa dos metalúrgicos”, na Avenida Bandeirantes.
2020
Em nova eleição, Alex Custodio se torna presidente do Sindicato, o mais jovem a assumir o cargo.
2020
Em abril, no início da pandemia de Covid-19, acordo firmado entre o Sindicato e a Fiat protege a saúde e o emprego dos mais de 10 mil trabalhadores da Fiat. A assembleia que aprovou o acordo foi a primeira a ser realizada pelo Sindicato de modo virtual.
2020
É criada a “Live dos Metalúrgicos”, o programa semanal do Sindicato nas redes sociais.
2021
De 3 de agosto a 13 de setembro de 2021, os trabalhadores da Sae Towers fazem uma histórica greve de 41 dias, sob a liderança do Sindicato. Com grande repercussão, o movimento recebeu o apoio de todas as centrais sindicais, além de entidades de todo o Brasil.
2022
Em 22 e 23 de abril, a sede do Sindicato recebe o 3º Congresso da Fitmetal. A programação, realizada de forma híbrida, mobilizou cerca de 120 delegados (presenciais e virtuais).
2022
O Sindicato, em parceria com a Alterosa Esporte, promove no Clube dos Metalúrgicos a primeira edição do Torneio InterCup Betim.
2022
Em dezembro, o Sindicato lança uma revista especial e um documentário para comemorar seu 46º aniversário. A solenidade inicia a contagem regressiva para o cinquentenário da entidade.
2023
O Sindicato apoia a fundação, em 24 de janeiro, da ATMAB (Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de Betim e Região).
2023
Em 8 de março, é criada a Secretaria da Mulher.
2023
Trabalhadores da Fiat aprovam o 1º Plano de Cargos e Salários negociado pelo Sindicato com a montadora. No primeiro ano, o acordo prevê adequação salarial para cerca de 4 mil operários horistas, em todos os setores da empresa, a partir de novembro