O 4º Congresso da Fitmetal terminou no último sábado (29), em São Paulo, com a eleição da nova diretoria da entidade.
Por unanimidade, Alex Custodio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região (MG), foi eleito para presidir a Federação nos próximos quatro anos (gestão 2025-2029).
Ao todo, a diretoria será composta por 55 membros, incluindo os seis integrantes do Conselho Fiscal. A direção executiva terá outros dois representantes dos metalúrgicos de Betim: Paulo Miguel (secretário-geral) e Andreia Diniz (Formação).
Num incentivo concreto à maior participação feminina no sindicalismo, a Fitmetal terá 17 dirigentes mulheres – o equivalente a 31% da nova diretoria.
“É uma grande honra estar num cargo que já foi ocupado por Marcelino Rocha e Assis Melo. Conto muito com essa diretoria eleita para termos audácia e fazermos uma grande gestão”, afirmou Alex.
O Congresso teve como lema “Avançar na Reconstrução do Brasil, com Mais Indústria, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho”.
Os delegados aprovaram, também por unanimidade, alterações estatutárias, a Resolução Política do 4º Congresso e o Plano de Lutas, além de três moções.