A primeira rodada de negociações da Campanha Salarial 2024/2025 aconteceu dia 11 de setembro, entre a representação patronal (FIEMG) e as representações dos trabalhadores. O objetivo é revisar e negociar a convenção coletiva de trabalho, com foco tanto nas questões econômicas quanto nas condições de trabalho.
Nessa primeira reunião, as partes fizeram uma conferência dos sindicatos participantes e definiram que aqueles que tiverem pendências no Ministério do Trabalho deverão regularizar a situação até o final das negociações. A FIEMG apresentou três pontos principais para debate: pagamento do vale-transporte em dinheiro, retirada do tempo à disposição na troca de uniforme e possibilidade de troca dos dias de feriado.
As questões econômicas não foram discutidas e ficaram para um segundo momento. A assessoria jurídica ficou responsável pela análise técnica das propostas apresentadas pela FIEMG.
Já na segunda rodada de negociações, realizada no dia 23 de setembro, registraram-se alguns avanços. Houve aceitação, por parte da Comissão de Negociação dos Trabalhadores, da proposta de pagamento do vale-transporte em dinheiro. Porém, a cláusula referente à troca de uniforme foi negada, defendendo a manutenção atual da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024. Além disso, aceitou-se a criação conjunta de uma cláusula sobre a troca de feriado, que será reavaliada em conjunto com os advogados das partes.
Ficou acordado que a FIEMG encaminhará uma proposta mais clara sobre a troca de feriados e outras cláusulas novas, como a igualdade salarial. As questões econômicas, incluindo a discussão sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), serão o foco da próxima reunião que já tem data: 14 de outubro de 2024.
Com esses avanços, as negociações seguem em andamento e as próximas reuniões serão determinantes. A data-base da categoria foi estendida para garantir a continuidade do processo até a conclusão de todos os debates.