Campanha Salarial

21 de janeiro de 2015

É hora de aumentar a pressão: todos à assembleia no próximo domingo (25)


O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região convoca a todos os trabalhadores e trabalhadoras para assembleia no próximo domingo (25), às 10 horas, no Clube dos Metalúrgicos (Rua Cuiabá, 190, bairro Niterói, Betim) para avaliar os rumos da Campanha Salarial Unificada, cujas negociações estão em marcha lenta.

 

Até o momento, a proposta da comissão de negociação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) permanece a mesma. Além de sequer repor, nos salários, as perdas que os metalúrgicos tiveram com a inflação, e, por consequência, não oferecer aumento real, os patrões falam em reajustes variáveis de 4,5% a 5% (conforme o número de trabalhadores por fábrica), mas que seriam pagos de maneira parcelada: parte em outubro deste ano e as outras partes em fevereiro e maio de 2016.

 

“É preciso haver um envolvimento maior da categoria neste momento da nossa Campanha Salarial Unificada, para que possamos, juntos, exercer pressão sobre as empresas para garantir nossas reivindicações”, orienta o presidente do Sindicato, João Alves de Almeida.

 

Na assembleia marcada para o próximo domingo, os metalúrgicos irão avaliar as ações de mobilização que são necessárias para que a categoria avance na luta pela conquista das reivindicações de reajuste salarial, aumento real, abono, dentre outras.

 

“A assembleia, além de ser um momento adequado para que possamos expor nossas ideias e expressar opiniões, é, também, um fórum soberano de decisão dos trabalhadores”, reforça o vice-presidente do Sindicato, Paulo Moreira dos Santos.

 

Segundo ele, o Sindicato não pode, em hipótese alguma, substituir a vontade legítima dos trabalhadores. “Estar presente na assembleia de domingo, é mais um passo importante para que possamos reforçar nossa luta pela recomposição do nosso poder de compra e a defesa de nossos direitos”, disse.

 

Proposta da Fiemg

 

Até o atual momento da Campanha Salarial Unificada, a comissão de negociação da Fiemg, que representa os patrões, mantém a proposta de pagamento parcelado do reajuste salarial para os metalúrgicos, com índices que variam conforme o número de empregados por empresa.

 

Nas fábricas com mais de 50 empregados, por exemplo, a proposta é de um reajuste total de 5%, sendo 3% em outubro deste ano, mais 1% em fevereiro e 1% em maio. Nas empresas com menos de 50 trabalhadores, a Fiemg propõe reajuste total de 4,5%, com 2,5% em outubro de 2015, e outros 1% em fevereiro e mais um 1% em maio.

 

Tomando como referência uma inflação oficial em 9,9% (índice que compreende o período de outubro de 2014 até 30 de setembro deste ano), pela proposta patronal, os metalúrgicos não teriam sequer a reposição das perdas que os salários tiveram neste período, prejuízo que é ainda maior no bolso dos trabalhadores, uma vez que a Fiemg propõe pagamento parcelado do reajuste.

 

Nossas reivindicações

 

Na última reunião de negociação com a comissão de negociação da Fiemg, na tentativa de se chegar a um acordo negociado, os sindicatos e federações que representam os metalúrgicos na Campanha Salarial Unificada reforçaram as principais reivindicações da categoria: reajuste de 11,5% nos salários (que inclui a reposição da inflação e aumento real) e também nos pisos salariais; abono; garantia de emprego; melhoria das cláusulas de saúde e segurança, dentre outras.

 

Opções de transporte público para o Clube dos Metalúrgicos

 

- Partindo de BH: ônibus 3285 (Jardim Alterosa via Dom Bosco).

- Partindo da Cidade Industrial: ônibus 3255 (Jardim Alterosa via Parque Industrial).

- Partindo da estação Eldorado do Metrô: ônibus 3275 (Taquaril / Metrô).

- Partindo de Betim: ônibus 830, 314, 450 ou vans 70 ou 90.

 

Fonte: Departamento de Imprensa - Sindbet.

 

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 835266
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2018 All Rights Reserved.