Campanha Salarial

14 de julho de 2015

Vai começar a luta: assembleia no próximo domingo (19) definirá a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015


Os metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, sócios e não sócios do Sindicato, são esperados na assembleia que será realizada pelo Sindicato no próximo domingo (19), no Clube dos Metalúrgicos.

 

Na oportunidade, os trabalhadores vão avaliar e decidir sobre a pauta de reivindicações da categoria, que será negociada com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), marcando o início da Campanha Salarial de 2015.

 

A assembleia para definição da pauta de reivindicações dos metalúrgicos é o primeiro passo da Campanha Salarial Unificada dos Metalúrgicos de Minas Gerais, cuja data-base é 1º de outubro. No dia 31 de julho, a pauta será entregue aos representantes dos patrões na Fiemg.

 

Para o presidente do Sindicato, João Alves de Almeida, dada a atual conjuntura econômica do país, marcada por um cenário de dificuldades e com uma retração de vendas, particularmente na indústria automobilística, a Campanha Salarial terá ingredientes de dificuldades na mesa de negociações.

 

Por isso, argumenta João Alves, é fundamental que os metalúrgicos estejam cientes da importância de lutarem pela valorização de seu trabalho, com a conquista da reposição da inflação, aumento real de salários, elevação do piso salarial e por mais saúde e segurança nas fábricas.

 

“Este ano, nossa luta será ainda mais árdua, uma vez que, certamente, iremos nos debater com a tentativa dos patrões de retirarem muitos de nossos direitos.

Assim, é preciso que estejamos mobilizados nas fábricas e, sobretudo, com muita unidade aos sindicatos, centrais e federações nesta luta. Nossa luta será para barrar qualquer tentativa de retirada de direitos por parte dos patrões e ampliar conquistas”, antecipa.

 

Plenária

 

Em plenária estadual realizada no dia 11 de junho, no Clube dos Metalúrgicos, representantes de sindicatos de trabalhadores da categoria de várias cidades de Minas participaram de um painel que avaliou as conjunturas econômica nacional e internacional, o cenário relativo à indústria mineira e brasileira e as condições de emprego no ramo metalúrgicos em Minas, além das perspectivas para as negociações deste ano.

 

A apresentação, feita por um técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), serviu para que os metalúrgicos definissem as estratégias de luta e mobilização nesta Campanha Salarial Unificada.

 

Os trabalhadores serão representados nas negociações pela Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FIT Metal), ligada à Central dos Trabalhadores e Trablhadoras do Brasil (CTB); Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Femetal (Federação dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas do Estado de Minas Gerais), ligada à Força Sindical.

 

Opções de transporte público para se chegar ao Clube dos Metalúrgicos

 

- Partindo de BH: ônibus 3285 (Jardim Alterosa via Dom Bosco);

- Partindo da Cidade Industrial: ônibus 3255 (Jd. Alterosa via Parque Industrial);

- Partindo da estação Eldorado do Metrô: ônibus 3275 (Taquaril / Metrô);

- Partindo de Betim: ônibus 830, 314, 450 ou vans 70 ou 90.

 

Fonte: Departamento de Imprensa - Sindbet.

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 960677
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2018 All Rights Reserved.