Campanha Salarial

20 de novembro de 2016

Campanha Salarial Unificada 2016: metalúrgicos aprovam acordo em assembleia


Em assembleia com participação significativa de trabalhadores, ocorrida no últi- mo domingo (20), os metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas aprovaram, por maioria absoluta de votos, a proposta de acordo debatida entre os representantes dos trabalhadores da categoria (Fitmetal/CTB; FEM/CUT e Femetal/Força Sindical) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), colocando fim a uma das mais difíceis campanhas salariais dos últimos anos.

 

A exemplo de muitas outras categorias profissionais país afora, também em Betim os metalúrgicos terão o reajuste salarial de 9% pago em três parcelas. O acordo assinado não é válido para os metalúrgicos da Fiat, já que a empresa abandonou a mesa de negociações anteriormente.

 

“Dada a conjuntura política e econômica do país, o que fez com que negociássemos em um quadro de grandes dificuldades, podemos considerar como “positivo” o acordo negociado. Prova do acerto da diretoria na condução deste processo foi a votação dada pela aprovação deste acordo pelos metalúrgicos que compareceram à assembleia”, destaca o presidente do Sindicato, João Alves de Almeida.

 

Taxa de fortalecimento

 

A assembleia também aprovou o desconto negocial de 4% (2% em dezembro e 2% em janeiro de 2017) em favor do Sindicato, para manutenção dos serviços prestado à categoria pela entidade. O trabalhador que não concordar com o desconto negocial tem direito a carta de oposição, que deverá ser entregue pessoalmente, única e exclusivamente na sede do Sindicato (Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim), das 8h30 às 12h e das 13h às 18h, no prazo de 5 dias, contados a partir da assinatura do acordo.

 

Moção de repúdio

 

Também foi aprovada na assembleia uma moção de repúdio pela demissão do diretor do Sindicato Geraldo Firmino, funcionário da Denso Térmicos, ocorrida no dia 9 de novembro.

 

Para a diretoria, a decisão tomada de maneira arbitrária pela direção da Denso Térmicos se configura como prática antissindical, de desrespeito à lei e que atenta contra a livre organização dos trabalhadores nas fábricas, pois o mandato de Firmino não pertence a toda a categoria, à qual foi eleito para representar. O Sindicato informa que já está tomando as medidas judiciais cabíveis para o caso.

 

Fonte: Imprensa do Sindicato.

 

 

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 960699
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2018 All Rights Reserved.