Campanha Salarial

26 de novembro de 2015

João Alves: “Resistir é preciso, lutar é fundamental!”


“Em mais uma rodada de negociações da Campanha Salarial, ocorrida na última terça-feira (24), a comissão de negociação da Fiemg manteve a proposta chantagista de condicionar qualquer reajuste salarial à aceitação do banco de horas por parte dos metalúrgicos.

 

A verdade é que a intransigência da patronal está dificultando a conclusão de um acordo para a categoria, além de gerar prejuízos por todos os lados. Isto porque, a demora em se chegar a um acordo nas negociações este ano, além de deixar os metalúrgicos sem qualquer reajuste nos salários e desguarnecidos quanto a direitos normalmente previstos em uma Convenção Coletiva de Trabalho, pode acarretar em perdas para a própria economia de Betim e região.

 

Afinal de contas, estamos falando de uma categoria que reúne mais de 40 mil trabalhadores e seus familiares. Sem reajuste, os trabalhadores evitam fazer gastos no comércio, por exemplo, justamente numa época como a das festas de fim de ano.

 

Isso afeta sobremaneira o comércio, que passa a vender menos, o que gera queda na produção, na demanda e, consequentemente, passa a ser menor, também, a geração de mais postos de trabalho em setores importantes como o do comércio e serviços, que movimentam a economia dos municípios.

 

Por isso, a categoria deve estar atenta para a necessidade de mobilização. Especialmente este ano, em uma conjuntura de difícil negociação, temos que resistir à tentativa dos patrões em nos impor o banco de horas e retirar direitos e, ao mesmo tempo, estar unidos para garantir o reajuste nos salários - com aumento real e abono - e conquistarmos melhores condições de saúde e segurança.

 

Muito mais que tudo isso, entretanto, é necessário ter em mente que nossas conquistas são uma questão de sobrevivência, não apenas a nossa própria, mas, sobretudo, de nossas famílias”.

 

* João Alves de Almeida é presidente do Sindicato.

 

Fonte: Departamento de Imprensa - Sindbet.

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 835296
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2018 All Rights Reserved.