NotÝcias - Participaš§es nos Lucros e Resultados

22 de junho de 2017

Metal˙rgicos da FCA/Fiat votam proposta de PLR em assembleia neste domingo (25)


O Sindicato convoca os trabalhadores e trabalhadoras na FCA/Fiat para assembleia neste domingo (25), às 9h, no Clube dos Metalúrgicos, a fim de avaliarem e votarem a pro­posta de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de 2017, feita pela empresa na última reunião de negociação entre as partes.

 

Até que chegassem a esta proposta, que será colocada em votação, o Sindicato e a FCA/Fiat realizaram cinco reuniões. Desde a primeira rodada, a postura da representação da montadora foi a mes­ma de sempre: reclamar da situação econô­mica, como se os trabalhadores fossem responsáveis pela crise que toma conta do país.

 

Os representantes da empresa chegaram a propor pagar este ano os mesmos valores do acordo da PLR paga no ano passado. E, o que é pior: em três parcelas.

 

No entanto, o Sindicato rebateu todos os argumentos e reforçou a necessidade de a FCA/Fiat reconhecer os esforços e dedicação dos trabalhadores, conseguindo, desta forma, um avanço importante na proposta que será levada à votação.

 

“Como sempre, fizemos nossa parte nas ne­gociações, para buscar um acordo que valo­rize os metalúrgicos. Agora, é fundamental que todos compareçam à assembleia para que possam opinar e dividir a responsabi­lidade conosco sobre a decisão que vier a ser tomada. Não vamos deixar que outros assumam isso por nós”, ressalta o secretário-geral do Sindicato, Alex Santos Custódio (foto), que é metalúrgico na empresa.

 

Também participaram das reuniões com a empresa os diretores do Sindicato que trabalham na FCA/Fiat: Narcísio Penido, Eduardo Goulart, José Nunes, Luiz Antônio e Liomar Santos.

 

Sindicato cobrou a valorização do metalúrgico

 

Durante as negociações com a FCA/Fiat, apesar de toda reclamação que fizeram, os representantes da montadora enfatizaram a importância do processo contínuo de rees­truturação produtiva na fábrica, destacando a instalação de novos galpões, como o da pintura.

 

“Em contrapartida às informações passadas pela empresa, com sempre foi nossa postura, cobramos da FCA/Fiat a valoriza­ção dos metalúrgicos, lembrando, inclusive, que milhares de trabalhadores foram demitidos e que os que permanecem na fábrica continuam se esforçando para manter os bons resultados e a qualidade do serviço”, acentua Alex.

 

“Ressaltamos que toda a reestruturação é válida, entretan­to, mais uma vez, lembramos aos representantes da FCA/ Fiat que os trabalhadores não devem ser tratados em se­gundo plano, e que o principal investimento da empresa deve ser a valorização do metalúrgico. Nos interessa o in­vestimento no trabalhador que está na fábrica”, acrescenta o diretor do Sindicato.

 

Comau System

 

Como de praxe, em todos os anos anteriores, os metalúrgicos da Comau System rece­biam os mesmos valores e em datas bem próximas a PLR negociada com o Sindica­to. Este ano, entretanto, os representan­tes da empresa disseram que a questão ainda não está resolvida e que a PLR será negociada posteriormente.

 

“Apesar disso, o Sindicato reivindicou o que sempre ocorreu, ou seja, a extensão do acordo assinado com a FCA/Fiat para os metalúrgicos da Comau System, que, claro, devem fazer jus ao mesmo reco­nhecimento pelo trabalho que desem­penham. Neste sentido, para nós, não é justo que agora eles sejam penalizados pela empresa”, pondera Alex.

 

O Clube dos Metalúrgicos fica na Rua Cuiabá, nº 190, no bairro Niterói, em Betim. Participe da assembleia, sua presença é muito importante!

 

Fonte: Imprensa do Sindicato.

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 960741
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2018 All Rights Reserved.