Notícias - Participações nos Lucros e Resultados

15 de julho de 2015

Toshiba: atraso nas negociações da PLR deixa trabalhadores indignados


Trabalhadores da Toshiba estão indignados com o atraso nas negociações da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) na Toshiba. Desde 6 de maio, quando o Sindicato enviou ofício à empresa solicitando a abertura das negociações, foram realizadas apenas duas reuniões entre o Sindicato, a Comissão de Negociação e a representação da fábrica.

 

Para o diretor do Sindicato Wiriston Nascimento, o “Tostão” (foto), que trabalha na empresa, não há justificativa para tamanha enrolação. “A produção na Toshiba está a todo vapor, com trabalhadores sendo obrigados a fazer inúmeras horas extras. Portanto, a empresa não tem motivos para alegar que está em crise e muito menos para atrasar as negociações”, disse.

 

Além de empurrar com a barriga as negociações, a Toshiba também tem perseguido o diretor do Sindicato, que, no dia 10 de julho, recebeu uma advertência da empresa, alegando que o trabalhador teria “perturbado” o jantar no dia 8.

 

“Na verdade, durante o intervalo do jantar, apenas informei os metalúrgicos sobre o andamento das negociações da PLR, uma demanda dos próprios trabalhadores. Em momento algum, houve tumulto ou perturbação no refeitório”, justificou.

 

Segundo “Tostão”, essa medida da empresa é uma tentativa de afastá-lo da fábrica e das negociações da PLR. “No mês passado, fui obrigado pela Toshiba a tirar férias de uma hora para outra. Agora, recebi esta advertência sem qualquer fundamento. Para impedir arbitrariedades e práticas antissindicais como estas, o Departamento Jurídico do Sindicato já está adotando as medidas cabíveis”, afirmou.

 

Por fim, “Tostão” convoca os trabalhadores para se manterem unidos ao Sindicato e mobilizados na fábrica. “A exemplo do ano passado, quando a Toshiba foi uma das últimas empresas a fechar o acordo de PLR com o Sindicato, este ano precisamos unir nossas forças e mostrar nossa indignação para arrancar dos patrões aquilo que nos é de direito”.

 

Fonte: Departamento de Imprensa - Sindbet. 

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 960723
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2018 All Rights Reserved.