NOTÍCIAS

31 de agosto de 2017

Campanha Salarial Unificada: contraproposta dos patrőes piora a vida dos metalúrgicos


As entidades representativas dos metalúrgicos de Minas Gerais voltaram a se reunir com os patrões na manhã desta quinta-feira (31), em Belo Horizonte, para dar sequência às negociações da Campanha Salarial Unificada de 2017.

 

Na reunião, realizada na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a patronal apresentou uma contraproposta à pauta de reivindicações dos trabalhadores, entregue no dia 31 de julho.

 

Os patrões propuseram conceder 1% de reajuste salarial, a partir de 1º de outubro, e alterar diversas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

 

"Além de não atender às justas reivindicações da categoria, os patrões reproduzem em parte os termos da reforma trabalhista, que sequer está em vigor, precarizando significativamente os direitos trabalhistas", criticou o presidente da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) e diretor do Sindicato, Marcelino da Rocha.

 

Segundo ele, para barrar o retrocesso decorrente das mudanças impostas pelo governo golpista e ilegítimo de Michel Temer, levadas a cabo com o apoio de parlamentares do Congresso Nacional e setores do Poder Judiciário, é preciso que os trabalhadores se envolvam na Campanha Salarial e fortaleça seus sindicatos.

 

"A mobilização e a unidade são as saídas para impedirmos que medidas contrárias aos interesses dos trabalhadores, e em especial dos metalúrgicos, sejam implementadas pelos patrões. Por isso, contamos com a participação de todos nesta luta".   

 

A contraproposta apresentada pelos patrões agora será analisada pelas federações para que seja apresentada aos trabalhadores. Novas rodadas de negociações entre as partes estão marcadas para os dias 15, 21 e 28 de setembro.

 

Além da Fitmetal, filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entidades às quais o Sindicato é filiado, participaram da reunião desta quinta-feira representantes da FEM-CUT, Femetalminas - Força Sindical e  da FSDMMG - CSP/Conlutas.

 

Dia Nacional de Luta, Protestos e Greves

 

O dia 14 de setembro será de luta, protestos e greves em todo o país. As atividades foram definidas pela campanha “Brasil Metalúrgico”, em reunião no último dia 29, na sede da Fitmetal, em São Paulo. Participe!

 

Fonte: Imprensa do Sindicato. 

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 647206
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2017 All Rights Reserved.